Pilatos, CULPADO OU INOCENTE?

Sempre tenho afirmado que um dos pontos falhos dos crentes é, subestimar a força de Lúcifer – o arcanjo traidor. Satanás é tão sagaz que consegue tirar alguma vantagem nas derrotas.

Um destes exemplos está num personagem que teve uma participação significativa, embora maligna, nos momentos finais que antecederam a crucificação do Senhor Jesus Cristo. Pôncio Pilatos foi o quinto governador romano da Judéia.

Um dos primeiros atritos de Pilatos com os judeus, foi quando ele usou o corbã – dinheiro sagrado – para construir um aqueduto para trazer água da parte sul da cidade até Jerusalém. Os judeus não admitiam que estes recursos fossem utilizados para fins seculares, era considerado uma profanação.

Outro fato que refletia bem a personalidade perversa de Pilatos foi por ocasião de um evento previsto com sua presença; judeus organizaram-se para fazer um protesto público contra o desrespeito de Pilatos às coisas consideradas sagradas por eles. Previamente avisado, Pilatos infiltrou soldados, a paisano, armados de bastões e de adagas, que eles levavam escondidos. Quando o tumulto atingiu o seu auge, Pilatos deu sinal para os soldados atacarem os civis – o ataque foi com tanta violência, que muitos morreram.

Em uma carta Agripa I descreve Pilatos como homem inflexível, sem MISERICORDIA, irreconciliável, corrupto, gênio violento, cruel, castigava sem processos ou julgamentos, era extremamente desumano. Uma das crueldade de Pilatos aconteceu numa das grandes festas celebradas pelos judeus, ele madou matar os GALILEUS[1] e misturou o sangue aos seus sacrifícios pagãos. “E naquele mesmo tempo estavam ali alguns que lhe falavam dos GALILEUS cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifício” (Lucas 13:1)

Aguardem a segunda parte.


[1] Os GALILEUS eram uma classe de gente muito turbulenta. Mais: essas mortes sumárias deixou o próprio Herodes Antipas bastante irritado com o assassinato dos seus súditos – mesmo sendo estes pessoas brigões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s