Candidato a presidência dos EUA quer “colonizar” a Lua

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Newt Gingrich afirmou esta semana que, caso seja eleito presidente, pretende instalar uma base norte-americana na Lua e colonizar o satélite até o ano 2020.

O projeto, segundo ele, seria uma estratégia para desenvolver um “robusto comércio” sobre o espaço, tal qual os avanços que, na década de 1930, geraram o boom da indústria de aviação civil dos EUA.

Ainda que o programa espacial norte-americano tenha sofrido cortes em seu orçamento, ele prometeu fortalecer inclusive as explorações do país em Marte. Frente a cerca de 700 pessoas reunidas na costa espacial do estado da Flórida, assegurou que, ao oferecer preços especiais, pode estimular o setor privado a financiar o projeto.

Esta não é a primeira vez que o pré-candidato manifesta seu interesse no “mercado espacial”. Em um debate republicano do dia 23 de janeiro, ele disse que adoraria mudar-se para a Lua permanentemente e viajar para Marte “o mais rápido possível, por meio da construção de estações espaciais”

Na ocasião, questionado sobre a forma como bancaria sua proposta, Gingrich declarou que não vê um incompatibilidade entre capital privado e público. “Eu gostaria de ver muito mais dinheiro gasto em estímulos sobre o setor privado dentro de uma experiência mais agressiva. Eu gostaria de uma NASA mais esbelta”, acrescentou.

“Há todos os motivos para se acreditar que existe gente nos EUA e pelo mundo que iria pagar valores incríveis e tornar a costa espacial, literalmente, um grande negócio”, concluiu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s