A caçada aos cristão na África: mais 12 mortos pelos fanáticos islamitas

Pelo menos 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após dois ataques da seita radical islâmica Boko Haram contra igrejas cristãs no norte da Nigéria, informou nesta segunda-feira o jornal local Punch.

Segundo a fonte, um dos atentados foi realizado ontem em uma Igreja na cidade de Jos, no centro da Nigéria. Por volta das 6h (horário de Brasília), um terrorista suicida detonou seu automóvel em frente ao templo, um fato que causou a morte de três pessoas e deixou outras 41 seriamente feridas.

Pouco depois do ataque, jovens e moradores da região iniciaram uma onda de represália que, segundo a imprensa local, resultou na morte de pelo menos mais 7 pessoas.

A igreja de EYN, na cidade de Bui, também foi atacada por homens armados, causando a morte de mais duas pessoas. O Governo da Nigéria, por sua vez, condenou radicalmente os dois ataques e os qualificaram como “outra ação covarde de pessoas que não têm nenhum respeito pela vida humana”.

De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal local Daily Truste, a seita islâmica Boko Haram assumiu a autoria dos ataques às duas igrejas. Segundo a fonte, o próprio porta-voz do grupo rebelde, Abul Qaqa, teroa entrado em contato com os jornalistas para assumir os ataques.

“Graças ao nosso criador, hoje (domingo) realizamos um ataque com sucesso em duas igrejas de Jos e Biu”, disse Qaqa. “Vamos aumentar os ataques contra nossos inimigos. Esta é uma guerra entre nós e o Governo da Nigéria, e não há um recuo. Não vamos parar até conseguirmos um estado islâmico”, acrescentou.

Desde o início de sua ação em 2009, o Boko Haram já matou mais de 1,2 mil pessoas, a maioria em ataques realizados no norte da Nigéria. Com cerca de 170 milhões de habitantes integrados em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria, o país mais povoado da África, inúmeros conflitos por causa de suas profundas diferenças políticas, religiosas e territoriais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s