CIENTISTAS ANUNCIAM DESCOBERTA DE “PORTAIS MAGNÉTICOS” ENTRE A TERRA E O SOL

Cientistas da Universidade de Iowa anunciaram a descoberta dos chamados “pontos-X”, regiões de difusão de elétrons, que seriam atalhos, zonas de comunicação direta entre os campos magnéticos do Sol e da Terra. Segundo o estudo financiado pela Nasa, estes portais se abrem dezenas de vezes por dia, gerando uma espécie de caminho ininterrupto entre nosso planeta e o astro. Ainda que quase todos esses “pontos-X” sejam pequenos e de curta duração, também há alguns que são maiores e com duração mais longa.

Contudo, quais seriam os efeitos da atividade destes portais? Por conta da quantidade de partículas de energia que flui através deles, a atmosfera superior da Terra é aquecida, gerando tempestades geomagnéticas e auroras boreais.

A Nasa tem grande interesse em pesquisar estes atalhos magnéticos apesar da dificuldade em observá-los já que o fenômeno é de natureza fugaz: os “pontos-X” se abrem e se fecham sem aviso prévio e sem deixar vestígios. No entanto, já está em planejamento o envio de uma missão, em 2014, que vai percorrer a magnetosfera terrestre em busca de mais informações.

fonte: history

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s